Pense comigo: Seria possível criar no mesmo espaço um peixe e um cavalo? Ok, concordo com você, não teria condições porque eles são, digamos, incompatíveis. São de espécies diferentes.
Agora continue pensando: E criar um peixe com um cavalo marinho? Pois é, seria possível. Mesmo eles sendo diferentes, ambos são animais marinhos.
Assim é a visão de Ecumenismo para nós Episcopais!
Nós entendemos que o Ecumenismo religioso é capaz de acontecer entre pessoas da mesma religião. Somos Cristãos, os Batistas e Presbiterianos, por exemplo, também são. Mesmo tendo nossas diferenças eclesiológicas e doutrinárias, temos condições de conviver juntos neste grande Mar do Cristianismo, afinal de contas, Aquilo que nos une (Jesus) é maior do que aquilo que nos separa (nossas Idiossincrasias).
Já conviver com religiões não Cristocêntricas, é o mesmo que tentar criar num aquário um peixe e um cavalo. Não dá!
Contudo, isso não dá o direito há ninguém de agir com desdém ou faltar com o respeito com as religiões diferentes da sua.
Em outras palavras, quero dizer que Ecumenismo Cristão, sim, Sincretismo religioso, não!
Pastor, qual a sua opinião sobre cultos ecumênicos? O que a Bíblia diz a respeito disso?
ResponderExcluirLucas, acho que culto ecumênico, estilo culto de formatura, é uma excelente oportunidade para se pregar o evangelho e abençoar vidas!
Excluir