quarta-feira, 5 de junho de 2013

SOBRE A FESTA DE SÃO JOÃO E O JOÃO DA FESTA!


O mês de Junho chegou e com ele, como em todos os anos, chegou a época da festividade mais nordestina de todas. O São João.



A Bíblia não fala a respeito da festa de São João, mas fala a cerca do João da festa.


A tradição é que nos diz que quando Isabel ficou grávida de João, ela quis dar a notícia a sua prima Maria, a mãe de Jesus. A melhor maneira encontrada foi a de fazer uma imensa fogueira, afim de que Maria fosse avisada.

Daí vem a origem das fogueiras de São João.

A grande questão contrária a festa de São João é o possível e contestado fato de veneração ao santo. Certamente essa é mais uma conduta de algumas igrejas protestantes que mesmo sem assumir, continuam praticando um “anti-catolicismo” que envergonha a comunidade Cristã.


Aqui pra nós, você acredita mesmo que quando as pessoas estão comendo canjica, pamonha, pé de molque, ou quando estão dançando forró com sua esposa, por exemplo, estão fazendo isso como forma de adoração ao santo João ??? Desculpa, mas eu não acredito. 


O que creio piamente, é que o São João é muito mais uma festa cultural, cheia de alegorias ao “jeito nordestino” de ser, com comidas, danças e tradições, tipicamente nordestinas, do que uma festa religiosa onde um santo “rouba” o lugar de Jesus na adoração.

Embora em nós Episcopais não exista morada de adoração a João Batista, pois Jesus é o único a ser adorado em nossos cultos, ritos e liturgia, também é preciso lembrar das palavras bíblicas do nosso Senhor a cerca do primo.

"Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele." (Mateus 11 : 11)


Sendo assim, todos os anos faz parte do calendário das paróquias Episcopais, uma singela festa junina, chamada carinhosamente de FESTA DO MILHO.



Tudo o que almejamos com essa festa, é proporcionar um momento descontraído e familiar, onde de forma sadia, íntegra e cristã, poderemos mais uma vez estar juntos em plena comunhão de irmãos, com toda ênfase em testemunhar de forma transparente e sem jugo, que Jesus Cristo é o Senhor de nossas vidas.



Se você quiser participar, será muito bem vindo(a) em nosso meio!  


Cheio de amor, convicção e vontade de comer canjica, 

Rev. Rodolfo.

Um comentário:

  1. Muito bom pastor! Já elogiei pessoalmente, mas quero deixar meu registro aqui.

    ResponderExcluir