sábado, 1 de junho de 2013

CATÓLICOS OU EVANGÉLICOS: O QUE OS EPISCOPAIS SÃO??


A Igreja Episcopal é realmente fascinante! Enquanto alguns estão gladiando com os outros por causa de se parecerem ou não com isso ou com aquilo, nós Episcopais estamos tão somente sendo parte da Igreja do Senhor Jesus.

Se você me perguntar se somos católicos ou evangélicos, direi que somos Episcopais!

Mas afinal de contas, um episcopal é católico ou evangélico? Somos ambos...kkkk!

É bom que se entenda que o termo Católico não é restrito da Igreja Católica Romana. Se fosse assim, ninguém poderia dizer que é Carismático a não ser os Episcopais Carismáticos. Ninguém poderia dizer que pratica o Batismo a não ser os Batistas. 

O termo Católico, quer dizer UNIVERSAL. A idéia na época era dizer que a Igreja Cristã, era abrangente, mundial, universal, de todos os cantos e não somente de Roma. Então foi colocado esse termo Católico.

Sendo assim, a Igreja Episcopal é Católica, uma vez que está presente em todo o mundo de forma abrangente, pregando um evangelho pleno do Senhor Jesus, que não está preso a território nenhum.

Quanto ao ser Evangélico, precisamos saber que este termo tem sido muito mal utilizado nos nossos tempos. Envangélico hoje, tem sido sinônimo de um tipo de CRENTE, cafona, intolerante e legalista. Que tem um vocabulário próprio e que abomina tudo o que não faz parte do seu "gueto".

Evangélico deveria ser o título mais honroso que qualquer cidadão poderia ter. Um Adjetivo para designar uma prática das mais belas possíveis.

Evangélico é aquele ou aquela que prega o Evangelho, as boas novas, a notícia de que O MESSIAS CHEGOU, o tão esperado FILHO DO HOMEM, JESUS, O CRISTO é o nosso SENHOR e SALVADOR!

Pensando nessa perspectiva, A Igreja Episcopal é sim Evangélica, uma vez que anúncia as Escrituras e o Senhor das Escrituras todos os dias.

Veja abaixo mais algumas características de nossa Igreja.

É uma Igreja CATÓLICA - Isto é, uma Igreja universal. O termo católico significa universal porque sua missão principal é a de lutar pelo estabelecimento do Reino de Deus entre os homens, em todos os lugares e em todos os tempos.

É uma Igreja REFORMADA - que se reformou e procura aperfeiçoar-se. Incorporou os princípios bíblicos da Reforma Protestante do Século XVI. Como um corpo vivo busca não dormir em seus louros de vitórias, procura não envelhecer, mas renovar-se continuamente.

É uma Igreja BÍBLICA - adora a Deus e entende que a Bíblia é a chave para compreender a revelação divina aos homens, tanto no passado como no presente. Aceita a Bíblia como um livro da Igreja, escrito por homens, sob a inspiração de Deus e que, neste sentido, é único.

É uma Igreja DEMOCRÁTICA - onde todos têm direito de expressão, mesmo sendo minoria. A Igreja é a comunhão de todos os membros que fazem parte do Corpo de Cristo.

É uma Igreja para PESSOAS LIVRES, CONSCIENTES - Ela não anula a inteligência de seus membros, mas se expressa pela manifestação consciente de todos eles. Não há lugar para fanáticos. Todos levamos em nós a marca da Graça e livremente devemos expressá-la, conformando-nos, porém, com a ordem e a tradição cristãs.

É uma Igreja QUE SE PREOCUPA com a vida diária dos seus membros: onde vivem, como vivem. Uma preocupação integral com a vida social, política, moral e espiritual dos seus fiéis e das outras pessoas também.

É uma Igreja LITÚRGICA - na verdade todas as Igrejas são litúrgicas. A característica episcopal está em que a liturgia é ordenada, organizada. Procura adaptar-se aos locais e épocas onde é atuante.

É uma Igreja que se considera PARTE DA IGREJA CRISTÃ e não a única "dona da verdade". Mas, sendo parte da Igreja cristã e sendo inclusiva, procura mostrar como deverá ser a Igreja Cristã do futuro. É uma Igreja ecumênica, pois, a reunião dos que em Cristo são diferentes, está intimamente ligada à sua maneira de ser

4 comentários:

  1. Perfeita explicação! No início, quando comecei a frequentar a igreja, eu também me perguntava, estou numa igreja católica ou evangélica? Mas com o passar o tempo, vi que eu não precisava mais da resposta, independente da mesma, eu já estava ali, completamente envolvida. Parabéns pela iniciativa do blog.
    Patrícia Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Patrícia, muito bom te-la conosco... Curta o blog, ele é nosso!

      Excluir
  2. Achei a explicação dada extremamente confusa. Além de episcopal, a igreja quer ser católica e evangélica! Melhor vocês dizerem que pertencem a uma categoria nova, a frankstein.

    ResponderExcluir
  3. Gente não entendi mto, tbm acho q o reverendo foi infeliz na colocação q fez em relação aos evangélicos.Sou evangelica desde os 12 anos de idade e nem eu nem a maioria dos evangélicos q conheço se enquadram nesse perfil q ele traçou. Sugiro,respeitosamente, que o senhor conheça melhor antes de sair falando. Somos evangelicos pq pregamos as boas novas do evangelho,nos resguardamos de algumas práticas pq buscamos viver em santidade,como o senhor deve saber,santo significa separado do pecado, somos pecadores por natureza, mas buscamos viver separados do pecado,ou seja praticando o q Deus nos ensina através da bíblia. Estive hj pela primeira vez em uma igreja Episcopal e considerei o pastor mto coerente, gostei do culto,por isso estou tentando conhecer as doutrinas da igreja. Ainda não conheço o suficiente para formar uma opinião.

    ResponderExcluir