quarta-feira, 19 de junho de 2013

REVERENDO, PADRE OU PASTOR???


Certa vez fui entrevistado em um programa de rádio aqui de Petrolina e a apresentadora me perguntou: Chamo o senhor de Padre, Pastor ou Reverendo? Eu respondi: Chame de Rodolfinho...rsrsrs!

Hoje quero esclarecer a diferença entre essas nomemclaturas. 

Padre - É tão somente a palavra Pai na língua espanhola. É utilizada pela Igreja Católica Romana para designar os seus sacerdotes. A principal idéia é de um cuidador e também do Pai na fé, ou seja, uma espécie de tutor da vida cristã. 

Pastor - Essa palavra aparece na Bíblia, no AT, sempre designando uma função muito comum entre o povo judeu. Aqueles que cuidavam do rebanho de carneiros e ovelhas. No NT, vemos esse termo sendo utilizado em alusão ao Senhor Jesus, que é o BOM PASTOR.

Com a mesma idéia da Igreja Católica, as Igrejas Evangélicas passaram a utilizar esse termo para designar o seu líder religioso, uma vez que o mesmo cuida da vida dos membros de sua igreja.(seu rebanho, suas ovelhas).

Reverendo - Essa palavra vem do latim (reuerendús) e significa: digno de reverência. Ela é utilizada para designar toda autoridade eclesiástica, ou seja, todo e qualquer líder religioso. É como se fosse a norma culta, a maneira mais correta da língua portuguesa para se referir a um Sacerdote. Por exemplo: Chamamos o Juíz de direito de Dr.Juíz, mas a norma culta é que chamemos de Meritíssimo. Chamamos o Pastor ou Padre dessa forma, mas a norma culta é que chamemos de Reverendo.

Acontece que isso vai de Igreja para Igreja. 

Na Igreja Católica Romana, os sacerdotes são chamados culturalmente de Padre. Mas em ocasião de celebrações, como cultos ecumênicos, reuniões e etc. São chamados de Reverendo.

Nas Igrejas Evangélicas históricas como Episcopal, Presbiteriana, Metodista, Luterana, dentre outras... Os Sacerdotes geralmente são chamados de Reverendo durante as celebrações, mas comumente são chamados de Pastores na vida cotidiana da Igreja.

Nas Igrejas Protestantes os líderes são chamados de Pastores, Missionários e até de Apóstolo!

Penso que o Importante mesmo é não perder o respeito e nem a reverência a esses servos de Deus que escolheram dedicar a vida ao cuidado do povo (rebanho) de Deus. A isso chamamos de Sacerdócio!

Quanto a mim, fique a vontade e escolha a maneira que achar melhor!

PAz.
Rev.Pr.Pe.Rodolfo...kkkk! 







5 comentários:

  1. gosto muito de saber...pois uma se envolve muito em politica e a outra dividida em varios ministerios e as veses se provendo de lucros com o dizimos,,queria saber então qual seria o santo batismo de deus,,,igual ao de jesus

    ResponderExcluir
  2. irmão, o irmão unkenown talvez nem releia este tópico.. .mas "santo batismo de deus, igual ao de jesus"... já demonstra na pergunta uma raíz sectária....

    Mas o batismo de Jesus, foi o batismo de João. Qual foi e como foi? - LEIA os evangelhos;
    Agora, o batismo de Jesus, ORDENADO para a igreja: - Batizando-os, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esse é o que NÓS TODOS DEVEMOS PRATICAR. Alguns dirão que é por imersão (tem que entrar debaixo da água, cobrir o corpo todo e eu concordo), mas, há quem afirme que por aspersao (um pouco de água aspergido na cabeça) também serve, no que não está historicamente totalmente errado, pois, os judeus batizavam de tres maneiras, duas delas acima descritas.... a terceira... NÃO É PRATICADA PELAS IGREJAS... então não vem ao caso.

    ResponderExcluir
  3. Ótimos esclarecimentos. Quanto a mim, que me chamem de Rev.Min. ( Reverendo Ministro), pois como Presbítero e Clérigo Anglicano, não sou nem Pastor ( como no protestantismo ou no pentecostalismo), nem Padre ( como no Catolicismo). Sou Servo ( isto é, sou Ministro de Cristo - servidor de Cristo, administrador sacramental). Pastor ( é para se referir a Deus e/ou Jesus). Nem Bispo é Pastor, é Administrador Apostólico, um Servo com uma maior incumbência.

    ResponderExcluir
  4. Acho que Padre ou Reverendo, no meu conceito de cristão, católico e batizado, equivalem-se e entendo que chamar o seu sacerdote de Reverendo, é uma questão de reverência.

    ResponderExcluir