sábado, 1 de junho de 2013

CONHECENDO ALGUNS TERMOS ECLESIÁSTICOS


A Igreja Episcopal é uma Igreja Histórica. Por conta disso, ela trás consigo uma bagagem grande de nomenclaturas e símbolos que aos olhos de hoje, parecem-nos estranhos, mas são mais comuns do que imaginamos. 

Quero de maneira bastante simples e clara, explicar o significado de alguns termos eclesiásticos utilizados em nossa Igreja. 

Vamos lá: 

  • Eclesiástico ou Eclesiástica - Termos utilizados para tudo que se refere a Igreja. Exemplo: Autoridade Eclesiástica - nada mais é do que um líder religioso. 
  • Paróquia - Nada mais é do que um termo utilizado para cada Igreja local. Cada Igreja Episcopal é chamada de Paróquia e tem um nome que se segue para especificar de qual paróquia estamos falando. Pro exemplo: A Paróquia do Semeador é a Igreja Episcopal em Petrolina - PE. Até então, só tem essa Paróquia nessa cidade.
  • Diocese - A Diocese é uma unidade territorial administrada por um Bispo. Em outras palavras, Diocese é um termo designado para, digamos, um conjunto de Paróquias. 
  • Catedral - Catedral é a Igreja sede do Bispo. Em cada Catedral existe uma cadeira que é utilizada exclusivamente pelo Bispo. Essa cadeira chama-se Cátedra. A Catedral por sua vez, é a Igreja onde fica a Cátedra Episcopal (simplificando: A Cadeira do Bispo). A Catedral é a sede da Diocese, ou seja, cada diocese tem sua catedral, assim como tem seu bispo.
  • Pároco - Essa nomenclatura é utilizada para designar que tal Pastor é o Reitor da Paróquia, ou como é chamado nas Igrejas reformadas, o Pastor Titular. Algumas Igrejas tem mais de um Pastor, sendo que cada Paróquia tem um Pastor que é a autoridade máxima local. O Pároco é designado pelo Bispo Diocesano.
  • Reverendo - É um termo utilizada para referir-se a um clérigo, uma autoridade eclesiástica. Nas Igrejas Evangélicas reformadas, comumente utiliza-se o termo Pastor, em referência a um pastor de ovelhas que cuida do seu rebanho. Na Igreja Católica, utiliza-se o termo Padre, que vem do Espanhol: Pai, em referência a um pai que cuida de seus filhos espirituais. Ambos os nomes tem o mesmo significado, sendo que Reverendo é uma forma de tratamento de acordo com a norma culta.
Para começar está bom! Depois eu escrevo mais.

2 comentários:

  1. Muito bom! Seria bom você completar, exitem muitos termos eclesiásticos que pessoas de outras igrejas não conhecem. Acho que a questão do Padre/Pastor poderia ser mais explorada...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o esclarecimento ao povo em geral que não está acostumado e pensam que tais termos são exclusividade da igreja de Constantino (Igreja Católica Romana).

    ResponderExcluir